Como configurar a emissão do SPED


Aqui listaremos as configurações prévias necessárias para o funcionamento e emissão do SPED.

 

O Sistema Público de Escrituração Digital - SPED consiste no cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

 

 Antes de realizar o preeenchimento de qualquer informação, peça orientação ao seu contador.

 

A primeira informação a ser analisada para a emissão do SPED é o Regime Tributário.

 

Menu: Usuários & Configurações > Configurações > Filiais > Aba Fiscal

 

Configure os campos citados abaixo:

 

Contador: Informe o Contador da sua empresa

 

Regime de Tributação: Informe o regime em que sua empresa se enquadra

 

Habilitar SPED: Certifique-se que a flag esteja marcada

 

Para fazer a exportação dos dados referentes ao SPED é necessário que os dados do contador responsável estejam cadastrados.

 

Menu: Usuários & Configurações > Configurações > Gerais > Aba Cadastros > Sub-Aba Entidades

 

Tipo de Entidade Contador: Selecione o Tipo de Entidade vinculada ao Contador

 

E para concluir as configurações prévias para o funcionamento do SPED, acesse o cadastro da Filial e informe os campos abaixo.

 

Menu: Cadastros > Filiais

 

 

Matriz: Irá informar se alguma outra filial é matriz da que esta sendo editada, isso porque no arquivo do SPED a matriz envia as informações de suas filiais.

 

Indicador de Natureza: Escolha entre as opções a que se enquadra ao cadastro da empresa:

  • 00 – Pessoa jurídica em geral
  • 01 – Sociedade cooperativa
  • 02 – Entidade sujeita ao PIS/Pasep exclusivamente com base na Folha de Salários

 

Tipo de Atividade Predominante: Escolha entre as opções, a que se enquadra ao cadastro da empresa:

  • 0 – Industrial ou equiparado a industrial
  • 1 – Prestador de serviços
  • 2 – Atividade de comércio
  • 3 – Atividade financeira
  • 4 – Atividade imobiliária
  • 9 – Outros

 

SUFRAMA: Informe o código SUFRAMA da empresa.