A Condição de Pagamento é a definição do prazo de pagamento dos pedidos. Definindo estas informações, o sistema irá gerar relatórios com as parcelas, os respectivos valores e os vencimentos dos recebimentos automaticamente.
Menu: Cadastros > Condição de Pagamento
Aba Dados Principais
Nome: Nome para a Condição de Pagamento, será usado na hora de selecionar a Condição de Pagamento na finalização dos pedidos.
Parcelas: Quantidade de parcelas usadas nessa condição.
Utilizar 1 para à vista.
Prazo da Primeira Parcela: Quantidade de dias da 1ª parcela, contando da data de faturamento/fechamento do pedido.
Utilizar 0 para à vista.
Prazo entre as Parcelas: Quantidade de dias entre as parcelas.
Filiais: O quadro da esquerda exibe as Filiais disponíveis cadastradas no sistema e o quadro da direita exibe as que poderão utilizar essa Condição de Pagamento.
Para mover para o quadro da direita as filiais que terão acesso à Condição de Pagamento, clique na filial desejada e no botão >> ou clique no botão >> >> para mover todas.
Para remover do quadro da direita as filiais que não deverão ter acesso à Condição de Pagamento, clique na filial desejada e no botão << ou clique no botão << << para remover todas.
Aba Formas de Pagamento
Nessa tela é possível cadastrar um valor percentual de juros simples, caso queira a incidência de juros ao associar essa Condição de Pagamento com determinada Forma de Pagamento. Por exemplo: Cobrar 5% de juros para contas pagas com 30 dias (Condição de Pagamento) em Cheque (Forma de Pagamento).
Assim como é possível cadastrar juros na aba Formas de Pagamento dentro do menu Condições de Pagamento, também é possível cadastrar juros na aba Condições de Pagamento dentro do menu Formas de Pagamento.
Cuidado para não cadastrar juros nos dois menus, para não gerar cálculo em duplicidade.
Para que a Condição de Pagamento cadastrada fique disponível no momento da venda, é necessário associá-la as Entidades que poderão utilizá-la.