Funcionalidade para inclusão temporária de valor de crédito extra ou liberação temporária de crédito para um cliente com título(s) em atraso.
As Entidades podem ter os limites de crédito personalizados no sistema de duas fomas:
1ª - Limite de Crédito para Compras a Prazo. Ao ser habilitado, esse campo estabelece no Cadastro da Entidade um valor limite de contas não pagas, mesmo que não atrasadas, que o cliente poderá ter no sistema
Para utilizar o campo Limite de Crédito para Compras a Prazo no cadastro da entidade é necessário realizar os seguintes ajustes no sistema:
- Acesse as Configurações Gerais através do menu: Usuários & Configurações > Configurações > Gerais > aba Cadastros > sub-aba Entidades e habilite o parâmentro: Utilizar Limite de Crédito. Em seguida clique no botão Salvar Alterações.
- Acesse as configurações de Tipo de Entidade no menu: Entidades > Tipos de Entidade > Alterar, selecione o Tipo de Entidade: CLIENTE e deixe desmarcada a opção Ocultar? no parâmetro Limite de Gastos. A opção Obrigatório? deve ser marcada apenas se desejar a obrigatoriedade de preenchimento do valor de Limite de Crédito para todos os clientes. Isso irá afetar todos os clientes já cadastrados no sistema e os que forem cadastrados a partir desse ajuste. Para finalizar, clique no botão Alterar.
2ª - Tolerância de Dias de Atraso para Bloqueio de Atendimento (O.S. /Pedidos). Informe nesse campo o prazo em dias de atraso em uma ou mais contas, a partir do qual o cliente será bloqueado para novas compras. Acesse esse campo nas Configurações Gerais através do menu: Usuários & Configurações > Configurações > Gerais > aba Financeiro. Para finalizar, clique no botão Salvar Alterações.
Essa funcionalidade poderá ser utilizada apenas por Usuários do sistema que estiverem vinculadas a um Perfil de Usuário que tenha essa permissão habilitada. Para habilitar essa permissão, acesse o menu: Usuários & Configurações > Perfis de Usuários > Alterar. Clique em Pesquisar e selecione um Perfil para conceder a permissão.
Na seção: Permissões do Perfil, clique em Entidades. Nas opções que serão exibidas, vá até: Aprovação de Crédito e selecione as permissões desejadas entre as disponíveis: Alterar, Consultar, Excluir, Incluir. Em seguida, clique no botão Alterar no final da página.
Finalmente, para contornar a situação de um cliente bloqueado por endividamento ou atraso, o usuário com tal permissão deverá usar a opção de Aprovação de Crédito, incluindo um crédito temporário para o cliente acessando o menu:
Entidades > Aprovação de Crédito > Incluir
Será exibida a seguinte tela do sistema:
Informe os seguintes campos:
Limite adicional: Estabelece qual o valor adicional de crédito será somado ao cliente.
Data limite: O crédito adicionado somente será válido até a data limite informada.
Limite de títulos em atraso: Informe uma data futura para que os títulos em atraso sejam desconsiderados. Depois dessa data, todos os títulos em atraso voltam a bloquear novos pedidos.
Entidade: Selecione a entidade ao qual o crédito adicional será vinculado.
Observações: Texto livre para observações internas.
Clique no botão Inserir para finalizar a inclusão do crédito.