Entidade é a denominação utilizada no MasterSGi para controlar as informações cadastrais de clientes, fornecedores, funcionários, etc.
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Tipo de Entidade: O Tipo de Entidade é o que diferencia as entidades e determina quais serão os dados a serem informados durante o cadastro.
Os tipos de entidade disponíveis para inclusão são os vinculados ao Perfil de Usuário do usuário logado.
Nome: É uma forma de identificar a entidade a ser cadastrada. Nesse campo deve ser informado o nome completo da entidade, para pessoas físicas, ou a razão social, no caso de pessoas jurídicas.
CPF / CNPJ: Para pessoas físicas, informe os 11 dígitos referentes ao CPF. Para pessoas jurídicas, informe os 14 dígitos referentes ao CNPJ da empresa.
Ao utilizar o botão Pesquisar CNPJ será possível identificar e buscar os dados disponíveis para consulta na base da Receita Federal (tais dados são: Razão Social, Nome Fantasia, e-mail, Endereço e Telefone) e o MasterSGi automaticamente irá preencher esses dados na inclusão da pessoa jurídica.
Aba Dados Principais
R.A.: Esse campo é utilizado para informar o Registro de Aluno da entidade.
Responsável: Esse campo permite atribuir uma entidade responsável pela nova entidade. Basta informar o código dela no campo da esquerda ou clicar no botão Buscar para encontrá-la. Caso a entidade ainda não tenha sido cadastrada basta clicar em para incluir uma nova Entidade.
Grupo de Entidade: O grupo é uma forma de agrupar as entidades de acordo com determinadas características semelhantes. Caso não tenha nenhum grupo que se encaixe ao que você precisa, basta clicar em para acrescentar um novo Grupo de Entidade.
Classificação de Entidade: No MasterSGI é possível classificar as entidades, basta selecionar uma classificação. Caso não tenha nenhuma classificação que se encaixe ao que você precisa, basta clicar em para acrescentar uma nova Classificação de Entidade.
Regime de Tributação: O Regime de Tributação é um sistema que define a cobrança de impostos de cada CNPJ.
Usuário da Entidade: Esse campo é destinado ao vinculo da entidade com um Usuário que utiliza o sistema MasterSGI, assim as ações exercidas por ele serão vinculadas a entidade. Por exemplo, o campo de Vendedor no pedido de venda exibe o nome da entidade, mesmo que o vendedor possua um usuário.
Nome Fantasia / Social: Nesse campo pode ser informado o nome fantasia da empresa quando pessoa jurídica ou nome social quando pessoa física.
Nome para Contato: Para pessoas jurídicas, nesse campo pode ser informado o nome de contato da empresa.
Sexo: Exibido apenas para pessoas Físicas, selecione o gênero da entidade a ser cadastrada.
Data de Nascimento / Fundação: Nesse campo deve ser informado a data de nascimento da entidade, quando pessoa física, ou a data de fundação, quando pessoa jurídica.
Indicador de IE do Destinatário: Informe o indicador de Inscrição Estadual da entidade a ser cadastrada.
Esse campo influencia na escolha de CFOP durante o faturamento.
Produtor Rural: Informe se a entidade a ser cadastrada é produtor rural.
RG / IE: Para pessoas físicas, informe o RG da entidade a ser cadastrada.
Para pessoas Jurídicas, informe a Inscrição Estadual, quando houver. Caso a empresa a ser cadastrada não possua inscrição estadual, o campo Isento deve ser selecionado.
UF: O campo de estado é obrigatório quando a entidade é do tipo Jurídica ou Produtor Rural e não Isenta.
CRC: Esse campo é destinado a entidades do tipo Contador, onde será informado o registro do Código Regional de Contabilidade.
As entidades que possuem o CRC, devem ser vinculadas ao tipo de entidade definida como Contador nas Configurações Gerais.
CNPJ do Escritório: Esse campo é destinado a entidades do tipo Contador, deve ser informado o CNPJ da empresa de contabilidade vinculada ao contador.
SUFRAMA: A suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), deve ser informado quando a entidade a ser cadastrada realiza operações dentro da área de cobertura da superintendência.
Órgão Emissor: Informe o órgão de Emissão de RG da entidade.
Data de Cadastro: A data de cadastro é preenchida automaticamente no momento de inclusão do cadastro.
Site: Caso a entidade cadastrada possua um site próprio, ele pode ser informado nesse campo.
E-mail: Nesse campo deve ser informado o e-mail de contato da entidade a ser cadastrada.
Nos envios de e-mails, o sistema aceita que os emails sejam separados por "," (virgula) ou ";" (ponto-e-virgula) mas espaço em branco não é válido.
Usuário: Para as empresas vinculadas ao Pedido Eletrônico, esse campo é destinado ao cadastro de Usuário que será utilizado pela entidade como login para acessar o PE.
Esse cadastro só será válido se o Tipo de Entidade estiver habilitado a utilizar o Pedido Eletrônico.
Senha: Nesse campo deve ser informada a senha de acesso ao Pedido Eletrônico.
Código Interno: Além do Código da Entidade que é gerado automaticamente na inclusão, é possível informar um código interno para as entidades.
Observações: O campo de observações é destinado a eventuais observações internas a respeito da entidade que está sendo cadastrada.
Forma de Pagamento: É possível vincular a entidade a uma forma de pagamento, basta selecionar a que desejar. Caso nenhuma das Formas de Pagamento listadas atendam sua necessidade é possível incluir uma nova clicando no botão .
Ramo de Atuação: Selecione o ramo ao qual a entidade se encaixa. Caso nenhum dos Ramos de Atuação disponíveis atendam sua necessidade, basta clicar em para incluir um novo.
Vendedor Responsável: É possível vincular as entidades ao vendedor responsável por elas, basta selecionar um dos vendedores disponíveis na listagem. Caso o vendedor responsável não esteja informado na listagem, basta clicar em para inserir um novo.
Na listagem só serão exibidas as entidades vinculadas ao Tipo de Entidade Vendedor.
Limite de Crédito para Vendas a Prazo: Nesse campo deve ser informado o limite em reais (R$) que a entidade pode adquirir em compras a prazo.
Para que o limite de crédito seja consultado na inclusão de pedidos, é necessário que o campo Utilizar Limite de Crédito esteja habilitado.
Percentual de Retenção INSS: Informe o percentual de retenção de INSS, quando houver.
Frete: Informe o percentual de frete a ser cobrado sob o valor total do pedido.
Comissão / Desconto: Esse campo é destinado a informar o percentual de comissão da entidade. Utilizado para comissionamento simples.
Comissão: A comissão do vendedor pode ser informada diretamente no cadastro da entidade, basta informar o percentual fixo que será calculado a cada venda.
Salário: Para cadastro de colaboradores, pode-se informar o valor do salário neste campo.
Supervisor: Nesse campo é possível definir o supervisor da entidade cadastrada, para isso o mesmo já deve estar cadastrado no MasterSGI.
Cadastro Aprovado? Este campo é destinado a empresas que utilizam a aprovação de cadastros. Você pode marcar SIM ou NÃO.
Esse campo deve ser utilizado quando o campo Utilizar Aprovação de Cadastro? estiver habilitado.
Estado Civil: Selecione o estado civil da entidade
Nacionalidade: Selecione a nacionalidade da entidade
Grupo de Técnicos: É possível vincular a entidade a um Grupo de Técnicos especifico, se houver.
Transportadora Padrão: É possível definir uma transportadora padrão para entidade, assim no momento de inclusão de pedido ela vem pré-selecionada.
Banco: Selecione o banco que deseja cadastrar para a entidade.
Agência: Informe o número da agência da entidade.
Conta: Informe o número da conta da entidade.
Nome da Mãe: Informe o nome da mãe da entidade.
Faturamento Mensal: Informe o faturamento mensal da entidade.
Farmácia Popular: Marque SIM caso esteja realizando o cadastro de uma farmácia popular.
Desconto Máximo Adicional para P.E.: Informe o desconto máximo, acima do desconto padrão do PE, que a entidade terá direito.
Aba Endereço(s)
Adicionar Endereço: Clique para incluir mais de um endereço para entidade.
Excluir Endereço: Caso a entidade possua mais de um endereço e seja necessário realizar a exclusão de um deles, basta marcar está opção com SIM.
Endereço Principal? Marque essa opção caso o endereço informado seja o endereço principal da entidade. Assim, na inclusão de pedidos o endereço será informado de forma automática. Apenas um endereço poderá ser marcado com essa opção.
CEP: Informe o CEP da entidade.
Tipo de Endereço: Cada tipo de endereço é destinado para uma operação, selecione o tipo que se encaixa com o endereço informado. Caso nenhum dos tipos corresponda ao desejado, basta clicar em para incluir um novo Tipo de Endereço.
UF: Selecione o estado da entidade. Ao informar o CEP esse campo será preenchido automaticamente.
Cidade: Informe a cidade da entidade. Ao informar o CEP esse campo será preenchido automaticamente. Caso a Cidade não seja encontrada na listagem, basta clicar em para inclui-la.
Bairro: Informe o bairro da entidade. Ao informar o CEP esse campo será preenchido automaticamente. Caso o Bairro não seja encontrado na listagem, basta clicar em para inclui-lo.
Setor: Selecione o setor da cidade. Caso o Setor não seja encontrado na listagem, basta clicar em para inclui-lo.
Logradouro: Informe o logradouro da entidade. Ao informar o CEP este campo será informado automaticamente, mas poderá ser editado, caso necessário.
Número: Informe o número de endereço da entidade.
Completo: Informe o complemento de endereço da entidade, caso houver.
Coordenadas: É possível cadastrar a Latitude e Longitude do endereço informado.
Aba Telefone(s)
Adicionar Telefone: Clique para incluir mais de um telefone para entidade.
Excluir Telefone: Caso a entidade possua mais de um telefone e for necessário realizar a exclusão de um deles, basta informar esse campo com SIM.
Telefone Principal: Marque essa opção, caso o telefone cadastrado seja o principal da entidade. Apenas um telefone poderá ser marcado com essa opção.
Tipo de Telefone: Informe o tipo de telefone a ser cadastrado. Caso nenhum dos tipos listados se encaixem no telefone cadastro, basta clicar em para incluir um novo Tipo de Telefone.
Número de Telefone: Informe o número de telefone da entidade.
Observações: Esse campo é destinado a eventuais observações referentes ao número de telefone cadastrado.
Aba Dependente(s)
Botão Adicionar Dependente: Clique para incluir mais de um dependente.
Excluir Dependente: Marque SIM para excluir o dependente da entidade.
Foto: É possível incluir imagens dos dependentes. A imagem deve ter 112 pixels de largura e 150 pixels de altura.
Descrição: Esse campo é destinado a eventuais descrições referentes ao dependente da entidade.
Tipo de Dependente: Selecione o tipo de dependente a ser cadastrado. Caso nenhum dos Tipos de Dependentes listados corresponda ao dependente cadastrado, basta clicar em para incluir um novo.
Data de Nascimento: Informe a data de nascimento do dependente.
Nome: Informe o nome do dependente.
Sexo: Selecione o gênero do dependente.
Nome da Mãe: Informe o nome da mãe do dependente.
E-mail: Informe o e-mail do dependente.
RG: Informe o RG do dependente.
CPF: Informe o CPF do dependente.
Nacionalidade: Selecione a nacionalidade do dependente
Estado Civil: Selecione o estado civil do dependente
Ramo de Atuação: Selecione o ramo de atuação (profissão) do dependente
Aba Equipamento(s)
Botão Adicionar Equipamento: Clique para adicionar mais de um equipamento.
Excluir Equipamento: Marque SIM, caso queira excluir um equipamento.
Produto: O equipamento deve estar cadastrado como produto, basta buscar o Produto correspondente a ele.
Nome: Informe um nome para o equipamento.
Marca: Selecione a marca do equipamento.
Modelo: Selecione o modelo do equipamento.
Capacidade: Informe a capacidade do equipamento.
Informações: Campo destinado a informações referentes ao equipamento.
Aba Filiais
Filiais: Nesse combo, é possível determinar em quais filiais a entidade estará vinculada. Passe para o quadro da direita todas as filiais que a entidade ficará disponível.
Por padrão as filiais são exibidas no campo da esquerda, obrigando a seleção de uma filial no momento do cadastro. Isso pode ser alterado pelo parâmetro Selecionar Todas as Filiais em uma Nova Entidade nas Configurações Gerais.
Condição de Pagamento: É possível selecionar as condições de pagamento que ficarão disponíveis para a entidade cadastrada. Após selecionar a filial, serão exibidas as Condições de Pagamento cadastradas, passe para o quadro da direita as condições que desejar.
Essa configuração funciona em conjunto com o parâmetro Utilizar Condição de Pagamento por Entidade, nas Configurações Gerais.
Tabela de Preço: É possível definir as Tabelas de Preço disponíveis para entidade, basta passar para o quadro da direita as tabelas que desejar.
Aba Imagens
É possível incluir imagens da entidade, basta clicar em Adicionar Imagem e selecionar a que desejar. Abaixo da imagem é exibido o campo de Descrição para ser informado uma descrição referente a imagem adicionada.
Ao incluir, alterar ou consultar uma entidade, será possível emitir o Termo de Consentimento LGPD, para tanto, basta clicar no botão Imprimir Termo de Consentimento.
Veja um exemplo do Termo de Consentimento impresso em PDF clicando aqui.