Contas a Pagar


A gestão de Contas a Pagar no MasterSGi realiza o controle de todos os pagamentos programados e não programados, para movimentação de caixa ou espelho da conta bancária, possibilitando assim a emissão de relatórios financeiros detalhados.

Menu: Financeiro > Contas a Pagar > Incluir 

 

 

Dica Além da inclusão manual de contas a pagar, também será possível gerar as contas a pagar automaticamente pelas rotinas:

 

  • Nota Fiscal de Entrada: Ao incluir uma nota de entrada será possível gerar a conta a pagar referente a compra 

 

  • Relatórios: Ao emitir um relatório que permite Gerar Comissão de pedidos de venda, será possível gerar a conta a pagar referente a comissão do vendedor

   

 

 
Filial: Selecione a filial que este pagamento será direcionado. 
 
 

 
Conta Bancária: Selecione a Conta Bancária na qual este valor será creditado. 
 

 
Data: Data de inclusão da conta. 
 

 
Competência: Informe o mês e ano correspondentes ao cadastro da conta a pagar. 
 

 
Centro de Custo: Selecione o Centro de Custos destinado ao cadastro desta conta a pagar.  

 
 
Plano de Contas: Selecione o Plano de Contas destinado ao cadastro desta conta a pagar. 

 

 
Entidade: Selecione a Entidade a quem será feito o pagamento da conta cadastrada. 
 

 
Tipo de Documento: Selecione o Tipo de Documento que será utilizado para realizar o pagamento da conta. Caso necessário clique em  para cadastrar um novo tipo. 

 

Histórico Padrão: Selecione o Histórico Padrão para conta. Caso necessário clique em  para cadastrar um novo histórico. 

 


Complemento: Esse campo é destinado a eventuais informações complementares a respeito da conta a pagar. 

 

 

 
Recorrência: Habilite a recorrência caso a conta a ser cadastrada se repita com determinada frequencia.

 

 
Dica Caso habilite esse campo, o MasterSGi irá gerar esta mesma conta de acordo com a quantidade de vezes estabelecida, caso tenha apenas 1 vencimento por mês defina apenas 1 parcela e não a totalidade que deverá ser repetida. 
 

 
Valor Total: Informe o valor total do documento. 

 


Os campos abaixo se referem a geração automática de parcelas. 

 

  
Data Primeira Parcela: Informe a data do primeiro vencimento da conta. 
 

 

Intervalo: Caso o documento tenha mais de um vencimento, informe neste campo o intervalo, em dias, entre os vencimentos. 

 

 

Quantidade de Parcelas: Informe a quantidade de parcelas a gerar para esta conta.  

 
 
Após preencher os campos, clique em Adicionar Parcelas. Será realizado a inclusão da quantidade de parcelas informadas, conforme imagem abaixo. 
 

 

 

Número do Documento: Informe o número de identificação da parcela a ser cadastrada. 

 

 

Data Vencimento: A data limite para pagamento da parcela. 

 

 

Data de Agendamento de Pagamento: O campo deve ser preenchido com a data de previsão de pagamento. 

 

 

Valor: Valor total da parcela. 

 

 

Juros: Informe o valor de juros da parcela. 

 

 

Multa: Informe o valor da multa da parcela. 

 

 

Desconto: Informe o valor de desconto da parcela. 

 

 

Data de Pagamento: Este campo deve ser preenchido com a data de quitação da parcela. 

 

 

Valor Pago: Este campo deve ser preenchido quando já tiver sido pago algum valor sobre a parcela.

 

 

Excluir: Permite excluir a parcela, recalculando o valor das demais parcelas existentes

 

 

Clique no botão Inserir para finalizar a inclusão manual da Conta a Pagar.