Esse artigo esclarece como o sistema trabalha com múltiplas CSTs de ICMS para diferentes situações de vendas para o mesmo produto.
Quando se trata de venda de mercadorias, uma das principais características observadas é o CST de ICMS do produto. É ela que define muitas das outras ações a serem tomadas como: CFOP, alíquotas e valores de ICMS.
O CST de ICMS pode mudar para o mesmo produto em situações de vendas diferentes. Por exemplo: O mesmo produto pode ser vendido com CST 060 para dentro do estado, e CST 010 para outro estado que não possui um convênio.
Mas mesmo em um único estado de destino, poderá haver mais de um CST a ser usado. Novamente, um exemplo é a FINALIDADE ao qual a saída está sendo feita: Uma VENDA usará um determinado CST, já uma DEVOLUÇÃO pode usar outra, enquanto uma terceira CST pode ser usada se o seu cliente tem isenção de impostos por lei.
O MasterSGi agora permite que você informe várias CSTs diferentes para cada um dos estados de acordo com a sua necessidade. Basta que, na tela de CADASTRO DE PRODUTOS , aba fiscal, seja selecionado sempre o estado de origem, destino e as respectivas alíquotas. Você pode informar várias vezes o mesmo estado de destino, tomando sempre o cuidado de NÃO PERMITIR que o mesmo CST seja informado várias vezes para o mesmo estado, ou seja: Informe quantos CSTs quiser para o mesmo estado, somente certifique-se que eles sejam diferentes entre si.
Mas como o MasterSGi sabe qual o CST será usado no faturamento?
Isso acontece através do cadastro de CFOP. É nele que você informará os seguintes itens:
Vamos à um exemplo prático?
Imagine um produto qualquer que seja vendido dentro do estado de SP, e três situações diferentes:
Passo 1: O cadastro do produto
Primeiro vamos olhar como fica a aba FISCAL com essas três situações:
Observe que, como o foco no cadastro do produto é a CST, somente duas situações diferentes foram informadas: 040 e 00, já que as situações 1 (venda normal) e 2 (devolução) compartilham a mesma CST.
Passo 2: A natureza de operação
Agora vamos olhar para nossas naturezas de operação. Novamente, apesar de 3 situações, existem somente DUAS naturezas de operação: VENDA e DEVOLUÇÃO, pois VENDA ISENTA ainda é uma venda certo?
Portanto, iremos criar as duas naturezas de operação dessa forma:
1. Venda de mercadorias
2. Devolução de mercadorias
Passo 3: Criando nossas CFOPs
Agora as peças se encaixam: Vamos criar nossas CFOPs de maneira que o sistema saiba exatamente o que fazer quando um faturamento acontecer:
1. Situação de venda normal:
2. Situação de venda ISENTA:
3. Situação de devolução ao fornecedor:
E assim todos as suas operações fiscais para esse produto e para todos os outros na mesma situação estarão cobertas.
Exemplo adicional: E se a venda for feita para outros estados?
Não tem problema: Você poderá seguir exatamente as mesmas regras, por exemplo, vamos dizer que você venda para outros estados com o CST 00, CFOP 6102 e alíquotas de acordo com as leis estaduais vigentes.
- O primeiro passo é informar no cadastro do produto as CSTs e alíquotas praticadas para cada um dos estados em que esse produto é vendido.
- O passo dois seria configurar nossa natureza de operação, mas isso não é necessários, já que vamos utilizar a mesma anterior: Venda de mercadorias.
- E finalmente, o passo 3 é fazer a amarração da CFOP:
Pronto, agora qualquer venda feita no sistema usando a natureza de operação "Venda de mercadorias", para qualquer estado de destino (exceto SP) usará a CFOP 6102, com CST 00 e alíquotas informadas nos respectivos campos do produto.
*OBS: Todos é genérico e vale para TODOS os estados, EXCETO os que estão especificados explicitamente. Exemplo: