Este é um roteiro de sugestão para configuração das integrações disponíveis no MasterSGi, com o objetivo de auxiliar a implantação e minimizar possíveis problemas.
A OCTO possui integração com Aplicativos, HUBs, Marketplaces, Pedidos Eletrônicos e Plataformas de E-Commerce.
Para que a integração ocorra com sucesso, aconselhamos seguir este roteiro de sugestão para configuração dessas integrações.
Sincronização de Produtos
Inicialmente defina quais produtos serão exibidos em sua loja virtual e atualize o cadastro desses produtos no MasterSGi.
Menu: Produtos > Produtos > Incluir/Alterar
Para que um produto seja importado para plataforma e-commerce, é necessário habilitar a flag Exibir o Produto no E-commerce e para que o estoque desse produto seja atualizado na plataforma e-commerce, é necessário habilitar a flag Sincronizar estoque no e-commerce.
Ainda no cadastro do produto, selecione uma Marca para o produto na aba Organização.
E no cadastro da Marca do produto, verifique se o parâmetro Exibir no Pedido Eletrônico está SIM.
Menu: Produtos > Marcas > Alterar
Caso você já tenha seus produtos cadastrados em sua loja virtual, os mesmos produtos deverão ser cadastrados no MasterSGi com os dados idênticos aos da sua loja, ou seja, mesmo EAN/SKU/Código de Barras, mesmo Nome, mesma Descrição, etc.
Após os produtos estarem configurados corretamente, assim como seu estoque atualizado, pois quando ocorrer a sincronização, toda informação habilitada para sincronizar no MasterSGi irá para a loja, sendo preciso imediamente após a sincronização, definir no Painel Administrado da sua loja a visibilidade dos produtos para serem exibidos no catálogo e/ou na busca.
Uma sugestão é utilizar um único produto para validar a sincronização, e somente após a validação dos dados desse determinado produto na plataforma e-commerce, sincronizar todos os demais produtos. Para isso basta informar o EAN/SKU do produto de teste no parâmetro Eans (separar por virgula) - último parâmetro da tela Integrações Externas - Configurações, e posteriormente limpar o campo, deixando em branco.
Captura do Pedido de Venda
Quando o cliente realiza a compra em sua loja virtual, o pedido é gerado com um determinado status, esse status deverá ser configurado como Status de Busca de Pedido para que o MasterSGi capture e gere o pedido de venda. Além do Status de Busca de Pedido, outros status estão disponíveis, Status para marcar Pedido como Recebido, Status para configurar pedido rejeitado, Status para configurar reserva de estoque, além do Status para Retorno de Pedido que é o status que o MasterSGi irá atualizar o pedido de venda em sua plataforma de e-commerce após a captura.
Os status deverão ser verificados em seu Painel Administrativo do e-commerce e informados corretamente no MasterSGi.
Para consultar os pedidos de venda importados no MasterSGi, acesse o Relatório de Integrações informando qual o Projeto (Integração) deseja consultar.
Menu: Relatórios > Pedidos > Integrações
Quando um pedido de venda é importado com sucesso para o MasterSGi, automaticamente a entidade (cliente) e o pedido de venda com o status Fechado são inseridos no MasterSGi.
Independente do pedido de venda ter sido aceito ou recusado, o cliente sempre será cadastrado com seus dados de endereço, telefone, e demais informações, facilitando assim o lançamento manual do pedido de venda quando necessário.
Caso ocorra a rejeição do pedido de venda por algum dado inconsistente, o Motivo de não atendimento será exibido e poderá ser analisado para devida correção.
Os demais dados do pedido de venda serão os definidos nas configurações realizadas na tela Integrações Externas - Configurações.
Sugerimos cadastrar uma Condição de Pagamento e uma Forma de Pagamento padrão para os pedidos de venda importados da integração, pois os dados informados pelo cliente no momento da sua compra não são importados para o MasterSGi, sendo necessário atualizar as Opções de Pagamento do pedido de venda importado.
Menu: Vendas > Pedidos > Alterar
Para evitar possíveis transtornos, é válido agendar um horário de menor movimentação da loja virtual para ativar a sincronização dos produtos e captura dos pedidos de venda, pois leva-se um tempo para concluir a integração, e poderá ocorrer de produtos ficarem indisponíveis em sua loja virtual por alguns instantes, até que os ajustes sejam realizados e uma nova sincronização seja executada.