Homologação


Homologação é o processo de validação do arquivo de remessa bancária e boleto junto à instituição financeira.

 

Para o processo de homologação, cada instituição financeira tem seus próprios procedimentos, não é uma regra única.

 

Normalmente, solicitam que seja enviado um arquivo de Remessa Bancária contendo três Contas a Receber de qualquer valor (a quantidade de contas pode variar, dependendo da instituição) e seus respectivos boletos em formato PDF.

 

É necessário incluir no sistema as Contas a Receber solicitadas pela instituição e gerar o arquivo de remessa bancária.

 

Em seguida, gerar e Imprimir Boletos em arquivo PDF. Para envio à instituição por e-mail, no momento da impressão selecione: Salvar como PDF e envie esse arquivo PDF gerado.


Enviar o arquivo de Remessa Bancária gerado e os Boletos para a instituição financeira, no e-mail por ela indicado.

A instituição informa um e-mail do seu departamento de validação/homologação, e os arquivos de remessa com as contas e boletos deverão ser enviados para esse e-mail.

 

Após analisarem os arquivos, retornam informando se o envio está aprovado, nesse caso pode ser colocado em Produção, ou seja, a partir daí os envios serão válidos para registro das cobranças. Ou informa se há alguma divergência ou informação que deve ser corrigida.

 

Caso haja algum problema, esse deve ser informado imediatamente para o suporte da OCTO verificar o problema relatado e prosseguir com a alteração ou ajuste necessário, e posterior reenvio para validação junto à intituição financeira.

 

Antes de ser colocado efetivamente em produção, é necessário observar o seguinte campo:

 

Número Sequencial de Remessa: É a informação cedida pelo banco, a geração de remessa tem uma sequência semelhante às notas fiscais. Caso tenha utilizado outro sistema para geração de remessas anteriores, informe neste campo o número da última remessa gerada para que o MasterSGI continue a sequência corretamente. Para ajustar o Número Sequencial de Remessa acesse a Conta Bancária cadastrada no sistema. 

 

Caso nunca tenha feito remessas anteriores, esse número deverá ser deixado como 0 (zero), então o próximo Número Sequencial de Remessa será 1, e assim sucessivamente.
Em caso de dúvida consulte o banco, para saber qual é o próximo número sequencial esperado.