Contratos


Aqui será possível lançar e gerenciar Contratos para os Clientes, onde ao faturar esses contratos serão geradas as contas a receber dentro do período de vigência e de acordo com a periodicidade dessa cobrança, que poderá ser única, mensal, trimestral, etc.

Menu: Financeiro > Contratos > Incluir

 

  

Dados Principais 

 

 

 

Filial: Informe a filial que desejar. 

 

 

Centro de Custo: Informe o centro de custo que desejar. 

 

 

Plano de Contas: Informe o Plano de Contas que desejar. 

 

 

Tipo de Contrato: Informe o Tipo de Contrato que desejar. Caso nenhum dos Tipos existentes atendam a necessidade, basta clicar em  para incluir um novo tipo. 

 

 

Modelo de Contrato: Informe o Modelo de Contrato que desejar. 

 

 

SLA: Informação a quantidade máxima de horas que o serviço deve ser realizado. 

 

 

Identificação Rápida: Informe a descrição para identificação rápida do contrato.

 

Dica Essa descrição será exibida na consulta de  Contrato.

 

 

Cidade de Prestação do Serviço: Informe o estado e cidade onde ocorreu a prestação de serviço. 

 

 

Cliente: Selecione o Cliente que o contrato será firmado. Caso o cliente não esteja cadastrado, basta clicar em  para cadastra-lo. 

 

 

Endereço de cobrança: O campo de endereço será preenchido com um dos endereços cadastrado para o cliente. 

 

 

Vendedor: Informe o vendedor que realizou o contrato. 

 

 

Descritivo: Esse campo é destinado a descrição do que se trata o contrato. 

 

 

Dia para Vencimento: Informe o dia que deve ser realizado o vencimento da parcela. 

 

 

R$ Desconto: Informe o valor referente ao desconto padrão ao contrato. O desconto será aplicado no valor total do faturamento.

 

 

Data do Contrato: Data de inclusão do contrato. 

 

 

Data Primeiro Vencimento: Informe a data de vencimento do primeiro faturamento. Caso esse campo não seja informado, será utilizado o dia informado no campo Dia para Vencimento. 

 

 

Data de Expiração: Informe a data que expira o contrato. 

 

 

Periodicidade do Contrato: Informe o intervalo em que ocorrerá o faturamento do contrato. Caso nenhum dos intervalos existentes atendam a necessidade, basta clicar em  para incluir uma nova periodicidade.

 

 

Pagamento de Mês Vencido?: Quando habilitado, o vencimento será no mês seguinte a competência e quando desabilitado, o vencimento será no mesmo mês da competência.

 

 

 

Forma de Pagamento: Selecione a Forma de Pagamento que será utilizada no contrato. Caso nenhuma das formas listadas seja a correta, basta clicar em  para incluir uma nova. 

 
 

 

Não cobrar valor Adicional da Forma de Pagamento: Marque essa opção para que não seja cobrado o valo adicional cadastrado na forma de pagamento, se houver. 

 

 

Conta Bancária para Recebimento: Selecione a Conta Bancária que receberá o pagamento do contrato. Caso nenhuma das contas listadas for a correta, basta clicar em  para incluir uma nova. 

 

 

Impressão automática de NFe: Marque essa opção caso queira que a impressão de NFe seja automática. 

 

 

Habilitar exibição de Desconto no boleto? Marque essa opção caso queira que o valor informado no campo de Desconto seja exibido no boleto. 

 

 

Observações Fiscais: Esse campo é destinado as informações que serão importadas no rodapé da Nota Fiscal. 

 

 

Calcular ISS com base no Endereço do Prestador? Marque essa opção caso queira que o Imposto sobre Serviço seja destacado conforme a cidade do prestador. 

 

 

 

Itens do Contrato 

 

 
 

 

Produtos / Serviços: Selecione os itens a serem incluídos no contrato. 

 

 

Desconto / Acréscimo: Selecione o Tipo de Contratação que desejar. Caso nenhum dos tipos for o correto, clique em  para incluir um novo. 

 

 

Quantidade: Informe a quantidade de serviços a ser realizado. 

 

 

Observações: Informe eventuais observações referentes ao produto inserido. 

 

 

Exibir no descritivo da Nota Fiscal, Contrato e Cobrança? Marque essa opção caso queira que as observações sejam impressas na Nota Fiscal, Impressão de Contrato e Cobrança. 

 

 

Data Contratação: Informe a data de Contratação do Item. 

 

Dica O contrato permite que os itens sejam incluídos em datas diferentes. 

 

 

Valor Total: O valor total é calculado automaticamente, de acordo com a quantidade de itens e seu valor unitário. 

 

 

Tipo de Cobrança: A cobrança poderá ser Cíclica ou Única / Parcelada 

 

  • Cíclica: Será gerado a cobrança no valor total do contrato dentro do período de vigência do mesmo 

 

  • Única / Parcelada: Será gerado a cobrança de acordo com a quantidade de parcelas informada no campo Qtde. Parcelas e o valor total do item será dividido pelo número de parcelas ou poderá ser definido o valor das parcelas individualmente

 

Qtde. Parcelas: Caso o tipo de cobrança seja Única / Parcelada, informe a quantidade de parcelas desejada 

 

 

Parcelas Iguais?  Marque essa opção caso queira que as parcelas sejam do mesmo valor. 

 

 

Definir Parcelas: Ao clicar nesse botão será exibida a tela de parcelamento do item do contrato, onde será possível editar o valor de cada parcela individualmente. 

 

 

 

 

 

Cláusulas Específicas 

 

 

Campo destinado a texto livre referente as cláusulas específicas do contrato. 

 

Dica Veja no artigo Faturamento de Contratos como gerar automaticamente as contas a receber para cobrança.