Produtos


O cadastro de produtos permite realizar o controle de informações relacionadas ao estoque, preço, descrição e questões fiscais que vão impactar diretamente na nota fiscal eletrônica.

Menu: Produtos > Produtos > Incluir 

 

 

Tipo do Produto: O Tipo de Produto determinará quais informações devem ser informadas no cadastro de produtos, ele determina quais campos serão exibidos no cadastro e quais serão obrigatórios. 

 

Nome: Descrição para identificação do produto. 

 

Código de Barras: Nesse campo deve ser informado o código EAN do produto, caso possua.   

 

Aba Dados Principais 

 

 

Os campos apresentados nas imagens são exemplos e podem ser ocultados ou não no Tipo de Produto 

 

Código Interno: Pode ser preenchido automaticamente pelo sistema contando a partir do último produto cadastrado, de acordo com as Configurações Gerais. Caso isso não ocorra, ao lado do campo será informado o "Último Código Interno", preencha esse campo com o sucessor para que não ocorra duplicidade. 

 

Código de Referência do Fabricante: Na maioria das vezes o código interno de um produto é diferente do código do fabricante. Com esse campo preenchido pode-se dar entrada em um produto informando o código do fabricante que o sistema substituirá pelo código interno. 

 

Código NCM: Informe o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) referente a este produto que está realizando o cadastro. Esse campo é obrigatório para emissão de Notas Fiscais.

 

Código EX: Código de exceção, quando houver. 

 

Classificação: Clicando em Buscar, será exibida as Classificações de Produtos cadastradas, selecione a que desejar. 

 

Descrição: A descrição é um campo reservado a observações internas sobre o produto. Pode ser preenchido da maneira como for conveniente. 

 

Observações Fiscais: Esse campo será impresso na Nota Fiscal. 

 

URL no Site do Fabricante: Caso queira associar o site do fabricante ao produto. 

 

Prazo de Entrega: É ideal para quem possui comercio eletrônico, deve ser preenchido com o prazo médio de dias para entrega do produto ao cliente. 

 

Prazo de Recebimento do Fornecedor: Informe a quantidade de dias que o fornecedor leva para te entregar o produto. Para quem possui comercio eletrônico, esse campo é somado com o anterior e se transforma no prazo de entrega ao cliente, que lhe é informado no momento da compra. 

 

Campo de Descrição na Nota Fiscal: É possível selecionar: 

 

Código Interno: Código Interno do produto. 

 

Descrição: Caso selecionada, é obrigatório que o campo "Descrição" esteja preenchido. Caso contrário. a Receita bloqueará a emissão de Notas Fiscais que possuírem o produto. 

 

Embalagem: Selecione o tipo de Embalagem que será utilizada na venda do produto. Caso não encontre na lista exibida, clique em (+) para inserir um novo tipo de Embalagem. 

 

Densidade (Conteúdo): Preencha com a quantidade existente na embalagem selecionada. 

 

Unidade: Selecione a unidade de medida que será utilizada na venda do produto. Caso não encontre na lista exibida, clique em (+) para inserir uma nova Unidade de Medida. 

 

Peso: Peso total do produto (em Quilogramas). 

 

Volume: Informe o total de volume do produto. 

 

Cubagem: Informe o total cubico do produto. 

 

Pontos: Selecione o grupo de pontos a que o produto pertence. Caso não encontre na lista exibida, clique em (+) para inserir um novo grupo de Pontos. 

 

DCB: A DCB, Denominação Comum Brasileira, é uma nomenclatura oficial para fármacos ou princípios ativos É utilizada no cadastro de medicamentos. 

 

A cada X produtos: Esse campo pode ser utilizado em promoções, onde o cliente recebe um produto a mais quando adquire determinada quantidade. Nesse campo deve ser informado a quantidade de itens que devem ser adquiridas. 

 

Ganha X quantidade: Esse campo deve ser utilizado em conjunto com o anterior, quando for adquirida determinada quantidade do produto o cliente receberá uma quantidade extra. Informa a quantidade de produtos que o cliente receberá. 

 

Garantia: Caso o produto possua garantia, ela deve ser informada nesse campo. 

  

Aba Organização 

 

 

 

Grupo de Produtos: Selecione o Grupo de Produtos a qual o produto pertence. Caso haja a necessidade de realizar o cadastro de um novo grupo, clique em (+). 

 

Grupo de Preço: Selecione o Grupo de Preço a qual o produto pertence. Caso haja a necessidade de realizar o cadastro de um novo grupo, clique em (+). 

 

Material: Selecione o Material que o produto é feito. Caso haja a necessidade de realizar o cadastro de um novo material, clique em (+). 

 

Marca: Selecione a Marca do produto. Caso haja a necessidade de cadastrar a marca, clique em (+). 

 

Fabricante: Selecione o Fabricante do produto. Caso haja a necessidade de cadastra-lo, clique em (+). 

 

Gênero: Selecione o Gênero a qual o produto pertence. Caso haja a necessidade de realizar o cadastro de um novo gênero, clique em (+). 

 

Variações: No quadro da esquerda serão exibidas as Variações de Produto cadastradas no sistema. Passe para o quadro da direita as variações do produto.

 

Classificação do Produto: Clique em Buscar para selecionar a Classificação de Produto que desejar. É possível incluir o produto em mais de uma classificação, basta clicar em Adicionar Classificação. 

 

Aba Dados para E-commerce

 

 Aba disponível para bases com o módulo Integração habilitado.

 

 

Descrição: Informe eventuais descrições referente ao produto. Essa descrição será exibida no e-commerce.

 

Exibir produto no e-commerce? Marque SIM, caso queira que esse produto seja disponibilizado no e-commerce.

 

Exibir o como Destaque? Marque SIM, caso queira que o produto seja destacado no e-commerce. Campo disponível caso o campo anterior seja marcado como SIM.

 

Exibir o como Lançamento? Marque SIM, caso queira que o produto seja exibido como lançamento no e-commerce. Opção disponível apenas quando a opção Exibir produto no e-commerce? está marcada como SIM.

 

Sincronizar estoque no e-commerce? Marque SIM, caso queira que o estoque do produto seja sincronizado com o e-commerce. A sincronização pode ser acompanhada na aba Histórico.

 

Aba Ficha Técnica

 

 Aba disponível para produtos do tipo Composto, onde serão incluídos todos os produtos simples que compõe o produto composto.

 

 

Tipo de Faturamento: Define se o faturamento será Total (exibindo na nota fiscal o produto composto) ou Desmembrado (exibindo na nota fiscal os produtos simples que o compõe)

 

 Quando um produto composto é vendido, o MasterSGi efetua a baixa de estoque de todos os produtos simples e o faturamento de acordo com a configuração do Tipo de Faturamento.

 

Produto Código: Informe o produto simples 

 

Quantidade: Informe a quantidade do produto simples 

 

R$ Compra: Será exibido o valor de compra do produto selecionado

 

Clique em Incluir, e informe novos produtos para montagem da Ficha Técnica.

 

Aba Filiais 

 

 

Mantenha no quadro da direita, todas as filiais que possuirão o produto. 

  

Aba Fiscal 

 

Nessa aba, você encontra os campos que serão utilizados para a emissão de notas fiscais, SPED e Relatórios Fiscais. 

 

 

 

Modelo de Classificação Fiscal: Caso você possua uma Classificação já cadastrada, basta seleciona-la que os campos seguintes serão preenchidos automaticamente. 

 

IPI/ICMS 

 

 

Origem: Indica se o produto é de origem nacional ou estrangeira. Influencia no cálculo de impostos para situação tributária 010, onde as alíquotas interestaduais são levadas em conta. 

 

Situação Tributária no Fisco de Origem: Indica qual é a ST de ICMS usada na venda pelo seu fornecedor. Este campo é útil para devoluções de mercadorias, onde a ST do seu fornecedor (e não a sua) deve ser informada. O sistema sabe se a operação é uma devolução por meio do cadastro de Natureza de Operação. 

 

Situação Tributária do IPI - Venda: Quando uma venda for realizada, o código de IPI será o informado neste campo. 

 

Situação Tributária do IPI - Devolução: Quando uma devolução for realizada, o código de IPI será o informado neste campo.  

 

Situação Tributária do IPI - Origem: Indica qual é a ST de IPI usada na venda pelo seu fornecedor. Este campo é útil para devoluções de mercadorias, onde a ST do seu fornecedor (e não a sua) deve ser informada. 

 

Período de apuração do IPI: Este campo somente tem influência na exportação do SPED. 

 

Classificação ST: Selecione a classificação S.T. que desejar. 

 

IPI: Alíquota de IPI a ser destacada na nota fiscal. 

 

IPI no Fisco de Origem: Indica qual é a alíquota de IPI usada na venda pelo seu fornecedor. Este campo é útil para devoluções de mercadorias, onde a alíquota do seu fornecedor (e não a sua) deve ser destacada.  

 

ICMS no Fisco de Origem: Indica qual é a alíquota de ICMS usada na venda pelo seu fornecedor. Este campo é útil para devoluções de mercadorias, onde a alíquota do seu fornecedor (e não a sua) deve ser destacada. 

 

Valor do ICMS Próprio do Substituto: O preenchimento desse campo é facultativo, deve ser preenchido de acordo com as orientações do contador. 

 

Valor da Base de Cálculo do FCP ST Retido: Quando exigido, informe o valor da base de cálculo do FCP de acordo com as orientações do contador. 

 

Valor do FCP ST Retido: Quando exigido, informe o valor de FCP de acordo com as orientações do contador. 

 

CEST: Nesse campo deve ser informado o Código Especificador da Substituição Tributária, quando houver. Ele é utilizado em faturamentos interestaduais. 

 

Fator Multiplicador de Base de Cálculo Dobrada (quando houver): Multiplica a base de cálculo de ICMS de um produto antes de aplicar a alíquota. Somente usado em situações especiais. 

 

Observações Fiscais: Todas as observações fiscais podem ser previamente cadastradas no sistema e vinculadas ao produto. As observações fiscais saem na área reservada para este fim na DANFE. 

 

 

Fiscos de Destino: Específico para a tributação de ICMS, aqui são especificadas as tributações desse imposto para cada um dos estados em que o produto é vendido. Deve ser informado os campos: 

 

Estado de Origem: Será disponibilizado os estados das filiais cadastradas. 

 

Estado de Destino: Informe o estado de destino da venda. 

 

Situação Tributária: Informe a Situação Tributária que será utilizada na venda desse produto. O MasterSGI permite o cadastro de Múltiplas Situações Tributárias. 

 

Alíquota de ICMS JurídicaInforme a alíquota de ICMS jurídica. 

 

Alíquota de ICMS Física: Informe a alíquota de ICMS física. 

 

Alíquota Interna: Informe a alíquota de ICMS do estado de origem. 

 

% de Redução da Base de Cálculo ICMS: Quando necessário, informe a porcentagem de redução que deve ser aplicada na base de cálculo do produto. 

 

% de Redução da Base de Cálculo ICMS – ST: Informe a porcentagem de redução que deve ser aplicada na base de cálculo ST. 

 

IVA: Informe a taxa de IVA do produto. 

 

Reduzir desconto com base no ICMS: Marque essa opção para reduzir o desconto com base no ICMS. 

 

Após preencher os campos que desejar, clique em Incluir. Caso a tabela de Fisco de Destino não seja preenchida, as alíquotas serão buscadas no cadastro de Alíquotas Interestaduais. 

 

Alem das informações inseridas no cadastro dos Fiscos de Destino, será exibido as Naturezas de Operação e CFOPs vinculadas a alíquota de cada estado.

 

PIS/COFINS 

 

Situação Tributária PIS - Origem: Indica qual é a ST de PIS usada na venda pelo seu fornecedor. Este campo é útil para devoluções de mercadorias, onde a ST do seu fornecedor (e não a sua) deve ser informada. 

 

Situação Tributária COFINS - Origem: Indica qual é a ST de COFINS usada na venda pelo seu fornecedor. Este campo é útil para devoluções de mercadorias, onde a ST do seu fornecedor (e não a sua) deve ser informada. 

 

PIS no Fisco de Origem: Indica qual é a alíquota de PIS usada na venda pelo seu fornecedor. Este campo é útil para devoluções de mercadorias, onde a alíquota do seu fornecedor (e não a sua) deve ser destacada. 

 

COFINS no Fisco de Origem: Indica qual é a alíquota de COFINS usada na venda pelo seu fornecedor. Este campo é útil para devoluções de mercadorias, onde a alíquota do seu fornecedor (e não a sua) deve ser destacada. 

 

Campos das Filiais: As informações a seguir devem ser cadastradas para cada uma das filiais no sistema (cada quadro representa uma filial).  

 

 

Base de Cálculo de Crédito: Disponível a partir de cadastro de  base de cálculo. Uma lista inicial já está cadastrada no sistema. 

 

Situação Tributária PIS – Venda: ST usada para PIS na venda de  produtos para a filial. 

 

Situação Tributária PIS – Devolução: ST usada para quando um  cliente devolve a mercadoria para a sua empresa. 

 

Situação Tributária COFINS – Venda: ST usada para COFINS na venda de produtos para a filial. 

 

Situação Tributária COFINS – Devolução: ST usada para quando um cliente devolve a mercadoria para a sua empresa. 

 

Alíquota PIS: Alíquota a ser aplicada para vendas na filial. 

 

Alíquota COFINS: Alíquota a ser aplicada para vendas na filial. 

 

Tributação Federal

 

 

Código de Tributação Federal: Esse campo é preenchido com o código de tributação federal automaticamente, após o código específico ser informado.

 

Código de Tributação Federal Específico: Selecione o código de tributação federal específico do produto.

 

Tributação Municipal

 

 

Código de Tributação Municipal: Selecione o código de tributação municipal referente ao município da filial.

 

Imposto ISS

 

Natureza de Operação: Informe a Natureza de Operação que será vinculada ao produto na Nota Fiscal de Saída para a cidade informada. Só serão listados as Naturezas cadastradas para a cidade da filial.

 

Estado: Informe o estado que se localiza a cidade a ser referenciada.

 

Cidade: Informe a cidade de destino de referência do imposto.

 

Redução de Base de Cálculo: Informe o percentual de redução na base de cálculo, quando houver.

 

Alíquota: Informe a alíquota de ISS, em porcentagem, que será cobrada no faturamento do produto para a  cidade informada.

 

Redução: Informe o percentual de redução do valor.

 

Retenção: Marque essa opção caso haja retenção na cidade selecionada.

 

Após clicar em  os dados serão listados na tabela abaixo e poderão ser editados caso necessário. Pode-se incluir uma Natureza para cada cidade.

 

As informações apresentadas são apenas fictícias.

 

 

Aba Preço de Venda 

 

 

Cálculo Automático do Valor de Venda: Nesse campo você define se o valor de venda será calculado automaticamente pelo sistema ou se o mesmo será preenchido manualmente. 

 

Valor de Compra: Informe o valor de aquisição do produto. 

 

Preço de Fábrica: Informe neste campo o preço de fábrica do produto, no caso de medicamento. 

 

Valor do Frete: Informe o valor do frete pago do produto.  

 

 Lembre-se de ratear o valor do frete entre todos os produtos adquiridos na nota de compra. 

 

Comissão: Informe o percentual pago ao vendedor sobre o produto. 

 

Desconto Obrigatório: Caso sempre houver um percentual de desconto no produto, informe neste campo. Ao inserir no pedido, automaticamente será carregado o valor correspondente. 

 

Despesas Operacionais: Informe o valor de despesas operacionais da compra do produto. 

 

Valor de Custo: O valor de custo, se informado sim no Cálculo Automático, é preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com as informações dos campos anteriores.  

 

R$ Valor Venda / Margem (Custo com impostos): Valor de custo com os impostos. 

 

Valor Máximo de Venda: Valor máximo que o produto pode ser vendido. 

 

Tabelas de Preço: Serão exibidas as Tabelas de Preço cadastradas no sistema, informe: 

 

Margem (%): A porcentagem a ser adicionada no valor de custo do produto. É calculada automaticamente quando o valor de venda é informado. 

 

Valor de Venda: O valor que o produto será vendido, é calculado automaticamente quando a Margem é informada. 

 

% Máxima de Desconto: Aqui pode ser definido a porcentagem máxima de desconto que poderá ser dado ao produto, de acordo com a tabela utilizada. 

 

Quantidade MínimaDefina a quantidade mínima que deve ser inserida no pedido para utilização da tabela. 

 

Não utilizar: Marque essa opção caso não queira utilizar a tabela para o produto cadastrado. 

  

Aba Estoque 

 

Estoque Mínimo: Quantidade mínima que deverá possuir no estoque. 

 

Estoque Pedido: Informar qual deve ser o estoque mínimo para se efetuar venda. 

 

Localizador no Estoque: Informe os endereços de estoque onde o produto será armazenado. 

  

Aba Fornecedores 

 

 

Nessa aba será exibida a lista de Fornecedores do produto, sendo possível selecionar novos Fornecedores através do botão Buscar.

 

É possível realizar o cadastro de um novo Fornecedor clicando em (+) e preenchendo sua ficha. 

 

Aba Pedido de Compra 

 

 

 

Nessa aba será possível cadastrar um desconto padrão a ser sugerido no Pedidos de Compra desse produto. 

 

Desconto Padrão para Compra: Informe o desconto padrão do produto para compra.

 

Aba Imprimir Etiqueta

 Aba exibida na consulta e na alteração de produtos.

 

 

 

 Veja no artigo Imprimir Etiqueta de Produto todos os modelos de impressão disponíveis atualmente no MasterSGi.

 

Tipo de Etiqueta (Visualizar): Defina o tipo de etiqueta para impressão, que pode ser selecionada entre alguns modelos para imprimir na sua impressora padrão ou em modelos epecíficos de impressoras térmicas.

 

Alguns tipos de etique permite visualizar o modelo de etiqueta exibindo detalhadamente suas informações impressas, as medidas em milimetros de altura x largura e quantidade de colunas.


Linha de Início: Define a linha para o início da impressão na etiqueta. 

 

Coluna de Início: Define a coluna para o início da impressão na etiqueta.



Quantidade de Etiquetas: Define a quantidade de etiquetas deste produto que serão impressas.



Campo utilizado como Código de Barras: Selecione qual código do produto será impresso:

  • Código de Barras (ou código EAN)
  • Código Interno
  • Código do MasterSGi

 

Aba Histórico

 Aba exibida na consulta e na alteração de produtos.

 

Ficha Kardex

 

 

Essa aba é um atalho ao Relatório Ficha Kardex. Nela serão exibidas as Entradas, Saídas e Conferências do produto de acordo com os filtros informados.

 

Histórico de Compra

 

 

Essa aba é um atalho do Relatório Histórico de Compra. Nela serão exibidas as entradas do produto de acordo com os filtros informados.

 

Histórico de Venda

 

 

Essa aba é um atalho para o Relatório de Histórico de Venda. Nela serão exibidas as saídas do produto de acordo com os filtros informados.

 

Sincronização de Estoque

 

 

 

Aba exibida apenas para bases com o módulo Integrações habilitado.

 

Nesta aba serão exibidas as sincronizações de estoque que ocorrem do produto, caso a opção Sincronizar Estoque no e-commerce? esteja como SIM.

 

Data/ Hora: Data e hora da ocorrência da sincronização.

 

Integração: Nome da integração que ocorreu a sincronização.

 

Estoque: Quantidade de itens que havia no estoque.

 

Sincronização de Produto

 

 

 Aba exibida apenas para bases com o módulo Integrações habilitado.

 

Nesta aba serão exibidas as sincronizações de informações referente ao produto.

 

Data/ Hora: Data e hora de ocorrência da sincronização.

 

Integração: Nome da integração que ocorreu a sincronização.

 

Preço de Venda: Valor de venda do produto no momento da sincronização.