Pedido de Compra


Os Pedidos de Compra são utilizados para planejamento e histórico de pedidos com os fornecedores, uma vez que o último valor pago e histórico de descontos ficam salvos juntamente com o pedido. Além disso, se o fluxo de compras for muito grande, é possível saber quais os pedidos já foram atendidos, fechados ou ainda estão em aberto através do controle de status.

Menu: Compras > Pedidos > Incluir

 

Aba Dados Principais 

 

 

Filial: Informe para qual filial o pedido está sendo realizado. 

 

Responsável: Esse campo será preenchido com o usuário que está realizando a inclusão do pedido. 

 

Status: Selecione o status do pedido. 

 

Fornecedor: Informe qual é o fornecedor do pedido. Caso necessário clique em  para incluir um novo. 

 

Data e hora: Data e hora de inclusão do pedido. A data e hora atual é carregada por padrão. 

 

Data e hora da Entrega: Caso o pedido já tenha sido atendido pelo seu fornecedor, você poderá informar a data e hora da entrega. 

 

Número de Referência do Fornecedor: Caso o pedido já tenha sido atendido, informe o código de referência do fornecedor. 

 

Observações: Campo livre para observações internas do pedido de compra. 

 

 

Aba Itens 

 

 

 Produto: Informe o código interno, código de barras (EAN) ou clique em  para buscar o produto que será adquirido. 

  

Quantidade: Informe a quantidade do produto que será adquirida. 

  

R$ Unitário: Informe o valor unitário do produto. 

Dica O valor unitário pode ou não ser preenchido de acordo com o cadastro do produto. Isso é definido pelo parâmetro: “Preencher o valor de compra do item com o valor de compra do cadastro do produto?”, disponível nas Configurações Gerais na aba Compras. 

 

Desconto: Caso seja concedido desconto sobre o produto, selecione o tipo dele, que pode ser R$ (reais) ou % (porcentagem) e informe o valor do desconto. 

 

Valor Total: Esse campo é preenchido automaticamente com o valor total do produto resultante da multiplicação do valor unitário e quantidade dos produtos. 

 

Total de Itens: Esse campo é preenchido automaticamente com a soma de todos os itens, já com o desconto de cada um. 

 

Total de Desconto: Esse campo é preenchido automaticamente com a soma dos descontos de todos os itens. 

 

Frete: Informe o valor do frete do pedido, caso haja. 

 

Total: Esse campo é preenchido automaticamente com o valor total do pedido, incluindo o total de produtos e o frete. 

 

Total de Quantidades: Esse campo é preenchido automaticamente com a soma da quantidade de todos os itens. 

 

 

Aba Finalização  

 

 Os dados informados nessa aba não irão gerar financeiro, serão utilizados apenas para consulta futura.

 

 

Condição de Pagamento: Informe a condição de pagamento que será utilizada no pedido. Caso necessário, clique em  para incluir uma nova condição de pagamento. 

 

Forma de Pagamento: Selecionar uma forma de pagamento que será utilizada no pedido. Caso necessário, clique em  para incluir uma nova forma de pagamento. 

 

Data para Primeiro Vencimento: Informe esse campo, caso queira determinar o dia do primeiro vencimento da parcela. 

 

Valor: Informe o valor que será pago nessa forma de pagamento. 

 

Dica Pode ser incluída mais de uma opção de pagamento, basta clicar em .

 

Clique em Inserir para finalizar a inclusão do Pedido de Compra.

 

 

Menu: Compras > Pedidos > Consultar

 

Dica Através da tela Consultar Pedido de Compra será possível enviar e-mail para os Fornecedores para cotação dos produtos a serem adiquiridos, desde que esteja configurado o Envio de Pedido de Compra por Email nas Mensagens Padrão.