Poderá ser realizado o cadastro dos tributos e os respectivos CSTs (Código de Situação Tributária) para cada tributo na base de dados.
Menu: Compras> Relacionamento de ST> IPI
O Código de Situação Tributária ou CST foi instituído com a finalidade de identificar a origem da mercadoria e identificar o regime de tributação a que está sujeita a mercadoria, na operação praticada.
O Fato gerador do IPI é a saída de produto do estabelecimento industrial (ou equiparado a industrial) ou o desembaraço aduaneiro de produtos de procedência estrangeira. O MasterSGI já está cadastrado com a tabela referente (CST-IPI) de acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.009/2010.
Por padrão o sistema recupera o valor do campo COFINS – IPI no Cadastro do produto, a menos que um relacionamento de ST seja configurado no Relacionamento de ST > IPI.
Situação Tributária IPI – Origem: Selecione “buscar” e em seguida "pesquisar" para escolher a ST IPI do cadastro do Produto (Operação de Saída).
Situação Tributária IPI – Compra: Selecione “buscar” e em seguida "pesquisar" para escolher a ST IPI que deseja relacionar na base de dados (Operação de Entrada).
Alíquota: Informe a alíquota do IPI. As alíquotas variam de 0% a 30%. Caso possua dúvidas, consulte a Tabela de incidência do Imposto sobre produtos industrializados - TIPI.
Zerar também B.C e Valores: Marque essa opção caso deseje que a Base de Cálculo e os valores sejam zerados e desconsidere o valor calculado automaticamente referente ao item.