Erros de Transmissão para Nota Fiscal de Saída (NFe / NFCe)


Para facilitar a identificação do erro ocorrido na transmissão da nota fiscal, você poderá copiar o erro exibido e usar a ferramenta de busca do seu navegador, pressionando as teclas "Ctrl + F" em seu teclado.

 

 A OCTO recomenda que qualquer operação realizada no cadastro de CFOP, Natureza de Operação, Alíquotas de impostos e qualquer outra informação fiscal, entrar em contato com o contador da empresa para confirmação, evitando assim novos problemas com a transmissão e emissão da nota fiscal.

 

As mensagens de Erro de Transmissão são localizadas clicando no ícone Transmissão encontrado no painel de Monitoramento – Erros no menu Início.

 

 

 

Ao clicar no ícone, será exibida uma janela listando os erros de transmissão:

 


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Erro: The 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:refNFe' element is invalid - The value '' is invalid according to its datatype 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:TChNFe' - The Pattern constraint failed.

 

Motivo: Chave de acesso da nota fiscal de referência esta incorreta, este erro é comum quando a nota fiscal não é importada através do XML. (Nota fiscal de referência: São notas emitidas anteriormente, que será vinculada a uma NF-e atual. Está informação será utilizada nas hipóteses previstas na legislação.
Ex: Devolução de Mercadorias, Substituição de NF-e Cancelada, Complementação de NF-e, etc.)

 

Solução: Cancelar a NF-e emitida, localizar a nota fiscal referenciada em:

 

Compras > NF entrada > Alterar 

 

Realizar a correção da chave de acesso, logo após atualizar o pedido e realizar uma nova transmissão.

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Erro:The 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:NCM' element is invalid - The value '1' is invalid according to its datatype 'String' - The Pattern constraint failed.

Motivo: O NCM que consta em um dos produtos na NFe, não esta de acordo do exigido. (NCM: trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior).

 

Solução: A ordenação do item a ser corrigido esta sempre após a mensagem The value, é o numero entre aspas simples ('').

 

Localizar o produto em:

Produtos > Produtos > Alterar


Corrigir o NCM no campo (Código NCM). 
Consulte o NCM no Portal da Siscomex.

 

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Erro: O elemento 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:cEAN' element is invalid - The value '000161 'is invalid according to its datatype 'String' - The Pattern constraint failed.


Motivo: O código de barras do(s) item(ns) pode estar com algum caracter inválido ou quantidade de digitos inválido, a quantidade de digitos permitida é 8 ou 15 caracteres.

 

Solução: Localizar o produto em:

 

Produtos > Produtos > Alterar
Corrigir o EAN no campo (Código de Barras).


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Erro=http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:IE


Motivo: Inscrição Estadual do destinatário ou Transportadora precisa ser cadastrado ou alterado.

 
Solução: Localizar a entidade em:

Entidades > Entidades > Alterar
Corrigir o a Incrição Estadual no campo (RG / IE ).


 Se a entidade estiver selecionada como ISENTO e no sintegra o cadastro estiver divergente o erro é gerado.


Relize a consulta se o cliente é isento ou não no site da Sintegra

 

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Erro: Resposta da consulta de NFe: Rejeição: CFOP de operação interestadual e idDest <> 2

 

Motivo: O erro idDest <> 2, acontece quando se utiliza um CFOP interestadual para um destinatário que está no mesmo estado que o emitente.

Solução: Para utilizar uma CFOP estadual, cadastre um novo CFOP. No menu:

 

Cadastros > CFOP > Incluir, informando a Natureza de Operação compatível cadastrada no menu: Cadastro > Natureza de Operação para produto > Incluir.


Abaixo contém link's com CFOP junto a Natureza de Operação para consulta.

http://idealsoftwares.com.br/notas/tabela_cfop.pdf

ou http://www.sitecontabil.com.br/tabelas/cfop/pag_seis.html

                      

A OCTO orienta qualquer operação realizada no cadastro de CFOP, Natureza de Operação, alíquotas de impostos e qualquer parte fiscal, consultar o Escritório de Contabilidade que presta serviço a empresa.

 

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Erro: "nfe:cMun é inválido" e "nfe:TCodMunIBGE é inválido"

 

Motivo: Ocorre quando não consta no cadastro da cidade o código do IBGE e CEP informados corretamente.

 

Solução: Corriga o cadastro no menu: Bairros / Setores > Cidades > Alterar. Localize a cidade pelo nome ou Estado. Informe corretamente o código do IBGE e CEP da Cidade. 

 

 

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Erro: "nfe:uTrib é inválido"

 

Motivo: Ocorre quando a Unidade de medida do produto está incorreta,  exemplo: CONJUNTO, ao invés de CJ.

 

Solução: Descubra qual produto está com a unidade de medida incorreta. Você deve acessar o cadastro do produto e alterar o unidade de medida (Sigla) dele. Acesse o menu: Produtos > Unidades > Alterar. 

 

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Erro: "nfe:esp é inválido" 

 

Motivo: Ocorre quando a Espécie do item no pedido de venda está inconsistente, exemplo com espaço "CX ".

 

Solução: Na NF-e existe o campo esp - Espécie dos volumes transportados da NF-e. Esse campo deve ser preenchido com a espécie dos volumes transportados. Verifique se não há espaço em branco após a unidade de medida preenchida. Vendas > Pedidos > Alterar

 

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Erro: "NFe: Rejeição: Operação com medicamentos não informado os campos de rastreabilidade [nItem: 1]" -

 

Motivo: Foi informado um produto com Grupo de Medicamentos (Grupo K) mas sem o grupo de rastreabilidade (Grupo IR).

 

Solução: Necessário verificar se o produto possui lote válido (dentro do prazo de validade), se o código ANVISA está correto, o Gênero e NCM. Acesso o menu: Produtos> Produtos > Alterar.

 

Atente-se que o Gênero no cadastro do produto, aba organização, deve ser igual aos dois primeiros números do código NCM, encontrado na aba "Dados Principais"

 

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Erro: "Erro: O elemento 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:xNome' é inválido - O valor "NOME EMPRESA LTDA ' é inválido dependendo do tipo de dados 'String'.

 

Motivo: O Preenchimento da Razão social no cadastro da filial no MasterSGI está com um espaço em branço no final. 

 

Solução:  Verifique se não há espaço em branco após o último termo. Para correção acesse: Cadastros > Filiais > Alterar